Análise SWOT para sua empresa em 2018

Com o começo do ano, vem a necessidade de planejar o que você fará para garantir o sucesso do seu negócio

Começar o ano a todo vapor e com mais chances de conquistar objetivos e metas é um fator importante para sua empresa. Reflita com a sua equipe quais foram as principais razões para o sucesso das metas alcançadas e quais os aprendizados das metas não atingidas, e neste último caso, elabore um plano de ação para não repetir os mesmos erros.

Uma sugestão para começar o planejamento deste ano é que você faça uma análise SWOT, sigla em inglês para Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities), e Ameaças (Threats). Um dos mais tradicionais métodos usados para definir estratégias de negócio.

A metodologia SWOT tem como objetivo dar um direcionamento estratégico para a organização, baseando-se em seu ambiente interno e externo.

Ambiente interno: tudo que está dentro dos domínios da empresa e ela pode controlar. Coisas como instalações, treinamentos, limpeza, melhorias, salário, clima organizacional, recursos, entre outros.

Ambiente externo: tudo o que está fora do alcance da empresa e que ela não pode controlar. Fatores naturais, fatores conjunturais e institucionais, e demais.

A empresa só pode atuar naquilo que tem controle. Esta é a premissa básica da análise SWOT, ou seja, compreender as forças e as fraquezas do seu ambiente interno para enfrentar as ameaças e aproveitar as oportunidades.

Forças de uma empresa:

Tecnologia avançada, atendimento qualificado, alta capacidade de investimento com pesquisas e inovações, clima organizacional positivo, serviço e/ou produto de qualidade e com diferencial.

Fraquezas de uma empresa:

Falta de treinamento, funcionários desmotivados ou desqualificados, comunicação sem sintonia entre a equipe e o público, produtos e/ou serviços nada originais, desorganização, entre outros.

Perceba que as forças e fraquezas são fatores internos da empresa e que, se necessário, ela pode modificá-los com técnicas sofisticadas e extremamente eficazes, tecnologia avançada e a alta capacidade de investimento com inovação que sua empresa precisa para estar na posição de força na análise SWOT, e consequentemente, adquirir mais oportunidades de vendas.

A TPI (Tecnologia de Posicionamento Inteligente), é um excelente exemplo disso. Este conjunto de técnicas altamente qualificadas desenvolvidas pela Blob Web, trazem resultados positivos para o seu site. É inovação que une a otimização de alta performance e tecnologia de ponta em programação estratégica.

Com a TPI seu site fica na primeira página do Google, em apenas 60 dias, 24 horas por dia, 7 dias por semana, através da busca orgânica. Sua empresa ganha mais visibilidade, vende mais e fecha mais negócios. Seja cliente você também!

Então agora que você já sabe como começar e o que fazer para crescer no mercado que ficará cada vez mais competitivo este ano, faça acontecer e não perca tempo!

Conquiste a primeira página