5 pontos que te fazem perder clientes

Artigo por Nando Gaspar

Salve transformadores, aqui é o Nando Gaspar e no papo de hoje, a gente vai falar sobre 5 pontos importantíssimos para você manter os seus clientes fiéis e sustentáveis.

Primeiro ponto muito importante para você entender como tá funcionando o novo comércio tanto de produto quanto de serviço; se você me procura só para fazer propaganda, cara eu vou te bloquear, e isto está se tornando uma premissa muito chata no WhatsApp e nas outras redes sociais, é aquele cara que SÓ TE MANDA PROPAGANDA, me diz, você já bloqueou alguém? Comenta aqui comigo nos comentários “sim, eu já bloqueei alguém!” e eu já fiz isto também, viu.

Segundo ponto, preço inbox me faz desistir da compra, é fato viu, se você usa as redes sociais ao seu favor, e DEVE USAR AS REDES SOCIAIS A SEU FAVOR, para vender produtos/serviços e aí você menciona “ah, o preço é no inbox…” cara, você está perdendo boas possibilidades de fechar sua venda com as pessoas que de repente estão ai, sapeando e podem ser seu futuro cliente, então, coloque o preço do seu produto/serviço de forma muito próxima ao seu cliente e nada de ficar colocando preço no inbox, porque vamos combinar né, isto é muito chato.

E olha, uma terceira coisa que é pesada, se você for insistente demais eu vou te achar um chato de galocha, sabe aquele cara, que fica ali, massacrando você todo dia, falando e aí, e aí, e aí?

Puts…quem nunca né? E aí você acaba rotulando está pessoa como “nossa, que cara mala, né?”, e vamos combinar, vendedor, a ÚLTIMA COISA que ele pode ser é chato, então não insista com seu cliente, se este não for o momento da compra dele, deixa ele à vontade, não queira forçar a barra, por que se não, não será uma venda amigável e não vai trazer futuros clientes e/ou indicações para você, vai ser uma venda única, e venda única e uma das piores vendas que a gente tem.

E para fechar isto com chave de ouro, cuidado com a necessidade, por que as vezes, a gente precisa de dinheiro (e quem não precisa, né?!) e a gente insiste para fechar com aquele cliente, com aquele lead e a gente acaba sendo chato e insistente.

Quarto item e super importante, sim, todos os CLIENTES PESQUISAM NO GOOGLE antes de achar você, você não é um pônei, você não é a última bolacha do pacote e você não é o primeiro gole da Coca-Cola, então fique tranquilo, o cliente pesquisou no Google antes de achar você SIM, então entenda que seu cliente não é leigo, e hoje, amanhã e depois, cada vez mais as pessoas estão antenadas e elas sabem o que elas querem, o que elas precisam e do que elas necessitam; então, esteja muito bem antenado com as necessidades e as mudanças do momento para que você compreenda e agregue valor no que seu cliente precisa e nada daquelas informaçõezinhas que você fica falando sobre quais são as partes técnicas se o seu cliente não entra dentro desta seara vamos dizer assim.

Então, traga leveza, traga importância, traga sentimento, traga emoção por que a EMOÇÃO VENDE, o brilho no olho que vende; e são estas as partes que você precisa enaltecer o seu cliente, para que ele sinta o desejo de comprar o seu produto e/ou serviço.

E quinto e último ponto: não quero que você venda um produto, quero que você resolva o meu problema! Sabe aquela máxima de que “eu não quero comprar um produto que seja um estorvo na minha vida, eu não quero simplesmente ir ali e comprar uma parafusadeira, eu quero simplesmente, um furo. Então, na hora de vender para o seu cliente, mostre o que você está fazendo para ele, mostre as soluções que você leva para ele, o tempo que você está economizando para ele, e as funcionalidades que você agrega para ele com a sua solução. Então, justamente, é isto que vai fazer com que seu cliente entenda o real valor do seu produto/serviço, e aí depois sim, você pode partir para as formas de pagamento, as suas facilidades, seu prazo de entrega, pode e deve cobrar frete, porque hoje o frete faz parte das negociações de todas as mercadorias, e entre este conteúdo também para aquele seu amigo, que quer fazer a diferença na vida de alguma pessoa e bora lá fazer a diferença no mundo empreendedor.

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