3° Episódio da Jornada Marketing Digital: Ações mercadológicas que impulsionam o seu mercado

Quantas vezes ao longo da sua vida você se reinventou? O seu comércio/negócio tem vida própria, você sabe disto, e qual o motivo que não te leva a reinventa-lo?

Já estamos caminhando para o 3° Episódio da Jornada Marketing Digital, e faltam palavras de agradecimentos para o retorno obtido.

Nós começamos o 1° Episódio falando sobre a credibilidade do marketing para um negócio, já no 2° Episódio, seguimos referente a como o comportamento do consumidor exige novas estratégias, e hoje, o papo é sobre ações de mercado, seguindo o CIM – Comunicação Integrada de Marketing, na base dos métodos complementares.

Antes de começarmos está nova imersão de informações estratégicas sobre o marketing e suas variantes, gostaria de saber se desde o início em nossa jornada a sua percepção se alterou de alguma forma?

Geralmente, em nossos conteúdos existem muitos dados, estatísticas e fontes confiáveis para complementar as informações e afirmações das quais estamos gerando aos nossos leitores; todavia, você pode notar que não citamos números em nossos conteúdos de set/2020, e o objetivo é bem claro, nós estamos compartilhando com você(s) tudo aquilo que achamos relevantes no ambiente interno da Blob.

Entretanto, se você é um apreciados de dados – nós também somos, afinal as métricas não mentem, fique tranquilo, a conclusão de nossa jornada apresentada números que irão alarmar os profissionais adormecidos pelo tempo e tradicional.

Estratégias complementares presentes no CIM

O que você entende por marketing, pode ser totalmente o oposto do que o seu concorrente acredita ser está tarefa empresarial, e é isto que queremos dizer aqui, cada pessoa/profissional possui uma percepção sobre o assunto, e justamente por conta disto, é que o mercado está tão repleto de opções almejando que cada qual encontre o melhor formato de atuar no setor da indústria, varejo e serviço.

O CIM – Comunicação Integrada de Marketing abordado no 2° Episódio de nossa Jornada Marketing Digital [LINK] aponta como o mercado do marketing possui diferentes façanhas de aplicações, e hoje, nós vamos falar sobre o CIM designado Complementares.

Existem sete modelos de estratégias de comunicação em marketing aplicadas no Brasil, e agora, você fica por dentro de suas principais características:

1. Product Placement

Este modelo é muito conhecido por ser uma estratégia baseada em uma inclusão de marcas e produtos com um método bem natural em conteúdo de entretenimento, como filmes, jogos, programas de televisão e séries; criando um vínculo de valor ao público; é quase um anúncio realizado de forma inesperada e “fantasma”.

2. Ações cooperadas com o trade

Aqui, estão todas as modalidades voltadas a comunicação de varejo e indústria, sendo que as mesmas, são desenvolvidas em sinergia com os próprios fabricantes e também varejistas.

3. Marketing Digital

Este é o ponto de toda a nossa jornada, tendo a função de usar do poder obtido pelas marcas nas redes sociais e internet como um todo, para divulgar um bem e serviço, visando atingir de forma direta e totalmente assertiva o público ideal.

4. Eventos

Os eventos são a chave para a divulgação de algo, justamente por unir a magia de diversão e entretenimento, com a vantagem de conhecer um novo produto e serviço, sendo que estes modelos de eventos, podem ser divididos em dois tipos:

4.1. Eventos com orientação técnica: estes modelos de eventos, contam com uma grande presença do consumidor alvo, e tem ao mesmo tempo, uma certa disponibilidade para receber e assim, mensurar os retornos e expectativas.

4.2. Eventos destinados a público em geral: estes produtos são de consumo e classificados como compra comparada, como é o caso de alimentos e bebidas.

5. Merchandising

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o merchandising não tem alguma conexão com divulgação em redes de televisão (é que no Brasil, o termo product placement ficou conhecido como merchandising).

A expressão merchandising tem origem na organização de mercadorias nas lojas, e esta atividade, se torna em algo de suma importância na mesma escala em que o varejo se amplia e se diversifica com opções de produtos e marcas.

6. Folhetos e Catálogos

Por mais que a prática receba o título de segunda opção, os modelos de folhetos e catálogos são a base para variados segmentos, pense na indústria por exemplo, quer melhor forma do que deixar alguns modelos de catálogos com peças disponíveis no ambiente físico da empresa, e tendo a oportunidade de enviar um arquivo em PDF ao cliente?

7. Marketing de Relacionamento

Este é talvez um de nossos favoritos modelos de marketing, isto porque tem a missão de criar um vínculo entre a empresa/cliente. O marketing de relacionamento trata-se de um processo continuo que tem a missão de identificar e criar valores com os clientes, de forma individual; ah!! é importante que ele continue mesmo após a compra de um produto/serviço, combinado?

Antes de começarmos um novo assunto para complementar as informações acima, vamos fazer um combinado? Entre em nosso instagram e me conta qual o melhor formato de marketing para você, vamos trocar networking!

União de métodos que convertem em benefícios ao seu negócio

Em nossa vida profissional e pessoal, geralmente nós temos apego a algo, e isto é bem comum e saudável; convertendo a prática para o lado profissional, hoje, aqui na Blob nós temos alguns queridinhos do mundo do marketing.

No CIM Tradicional, o nosso favorito é a venda pessoal, que pode ser aprimorada e gerar reuniões exclusivas de forma remota com qualquer pessoa e de qualquer canto do Brasil e do mundo.

Já para o campo do CIM Complementar, os pupilos são muitos, como marketing de relacionamento, product placement e claro, o marketing digital.

O digital acaba sendo uma consequência sobre a evolução do mercado, e é isto que nós gostaríamos de frisar para você; não existe problema algum investir em métodos convencionais, desde que você não se esqueça dos novos, ok?

O que esperar do futuro sobre o marketing digital?

Este ano de 2020 está sendo um verdadeiro desafio para todos os quesitos de nossas vidas, especialmente por conta do COVID-19, e o marketing digital gerou uma extrema otimização na vida das pessoas, especialmente em todos difíceis.

Os corredores de supermercados com gôndolas repletas de opções, se tornou em uma página aberta no computador com abas separadas em categorias de produtos; a rotina do escritório passou a ser cada profissional na sua casa, e as tradicionais reuniões passaram a ser agendas/desenvolvidas de modo remoto.

Isto tudo vai além do marketing digital e se estabelece como a aceleração digital do mercado brasileiro, o que é ótimo para o mundo dos negócios, afinal nada como algo que nos tire de modo absoluto do convencional e acostumado da rotina e nos coloque para pensar outra vez em como se sobressair sobre determinada situação.

Para o futuro, é nítido aguardar por novas e ainda mais tecnológicas soluções para problemas que nós nem sabemos que precisam ser solucionados; mas o que precisa ficar claro em sua mente é: você não pode esperar o novo de braços cruzados, pelo contrário, esteja em sinergia com as mudanças, prevalecendo os fatores que já geram retorno ao seu negócio, e os adequando para a nova realidade.

Marketing Digital durante o COVID-19

É quase impossível falar de marketing digital e não citar sobre o novo coronavírus, isto porque, o mundo caminhava dia após o outro para o digital e tecnológico, todavia conformo o número de confirmados de infectados pelo vírus cresciam, novas medidas de prevenção passaram a ser adotadas e com isto, o comércio passou a sofrer grandes quedas financeiras e foi neste ponto, que a tomada de decisão precisou ser tomada, afinal: ser digital ou dar lugar a concorrência?

O marketing digital passou a ser peça fundamental na vida das empresas que não estão buscando o fracasso como objetivo em 2020; e justamente por isto, que nos últimos meses as empresas de ramos diversos estão usando as redes e canais de comunicação digital para entender e se adequar ao novo comportamento dos consumidores.

Segundo a Abcomm – Associação Brasileira do Comércio Eletrônico, entre março e maio, cerca de 107 mil novas lojas atuando no comércio eletrônico foram abertas, passando ao longo da quarentena de 135 mil lojas para 242 mil lojas ativas; comparado ao fato de que antes da pandemia o número era de 10 mil/mês.

O destaque ainda vai além do crescimento de novos comércios, tudo porque, as vendas por redes sociais e aplicativos de comunicação como o WhatsApp cresceu até 76% devido a pandemia do coronavírus, é o que aponta a consultoria Kantar, que coletou mais de 25.000 pessoas em 30 mercados dos dias 14 e 24 de março de 2020.

Em escala global, o aplicativo obteve um aumento de 40% em todo mundo. Com um aumento como estes de negócios online e metodologias encontradas desde o mais pequeno ao mais potente empreendedor, a concorrência acaba elevando, e por isto, a busca por novas estratégias passou a ser ainda maior.

Pense conosco no profissional tradicional, que usava as redes sociais apenas para complementar os esforços diários do seu serviço e, da noite para o dia, precisou se adaptar de forma brusca, porém seu site não estava nada atraente e suas redes sociais estavam sem atualização a meses, dá para imaginar o trabalhão enquanto os seus concorrentes já estavam colhendo novos – e melhores, resultados?

É justamente pensando nestes profissionais que nós desenvolvemos a Jornada Marketing Digital, afinal, pense conosco em toda a nossa trajetória até aqui:

Nós te apresentamos o conceito pesado de marketing de uma forma leve e tenho certeza que ao mesmo uma informação foi capaz de atrair a sua atenção para alguma ideia empresarial, contamos a trajetória do marketing e sua evolução no digital, justamente para que você entenda como ninguém sobre o assunto, depois, listamos o mais antigo e qualificado formato de marketing, o CIM, e agora, estamos adequando tudo isto para a nossa nova realidade, o popular novo normal.

A Blob tem a missão e mais do que isto, o compromisso de te apresentar a melhor forma de sobressair em meio a qualquer situação, somos especialistas em tecnologia, e bem mais do que isto, somos reconhecidos por estarmos juntos com nossos clientes.

Quais as ações que podem impulsionar o seu mercado

Sabe, nós bem que poderíamos listas diferentes métodos que podem impulsionar o seu negócio, como buscar melhorias no tráfego empresarial, e até mesmo ficar de olho em como o seus colaboradores desenvolvem o atendimento, é sempre bom ajustar alguns detalhes que fazem total diferença aos olhos dos consumidor.

Porém, aqui na Blob, nós sempre lhe citamos situações que podem – e precisam, ser reajustadas em vários setores da indústria, varejo e serviço, mas desta vez, o nosso foco é o marketing digital, uma vez que, somos uma empresa de tecnologia e sabemos exatamente da importância do digital.

Em decorrer disto, não nos levem à mal, mas o foco da vez é o digital, e se você não se preparar para isto, infelizmente você precisa começar a se preparar para ver o seu concorrente colher os louros dos esforços que o mesmo realizou.

É você quem decide o futuro de seu negócio!

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