2° Episódio da Jornada Blob: Pensamentos estratégicos que transmitem gestão de qualidade

Na semana passada te apresentamos o cenário e como identificar os problemas do seu negócio. Hoje, você vai dominar questões estratégicas.

O 1° Episódio da Jornada da Blob abordou vários aspectos dos quais muitos leitores se identificaram, especialmente para aqueles que desejam mudar, todavia não entendem ao certo o que é necessário fazer a princípio, por isto, novamente te reforço, entenda como ninguém do seu segmento, depois, classifique o estágio de vida do seu negócio e por fim, compreenda quem é o seu público ideal e como capta-lo de forma eminente;

Dito isso, podemos dar sequência ao 2° Episódio da Jornada da Blob, o tema da vez você já notou em nossa chamada. Hoje, vamos te apresentar vários conceitos que vão despertar o pensamento estratégico em você e com isto, como é possível a aplicação de uma gestão de alta qualidade.

Podemos começar?

A mudança de hoje, converte no sucesso do amanhã

Olha só, embora aqui na Blob nós valorizemos muito as mudanças, entendendo que cada fase é única e deve ser contemplada ao extremo, ao mesmo tempo, nós também entendendo que em muitos casos, é exaustivo a mudança, ninguém falou que é fácil mudar e vamos além, nem deve ser fácil.

Pense conosco, se fosse tão fácil assim mudar, muitas empresas não estariam naufragando ano após ano, é na adversidade que se separam os qualificados profissionais e os poucos preparados, não me entenda mal, mas o fato é que, muitos profissionais do mercado acreditam que somente apresentar um bom produto basta, e não, hoje a qualidade é uma exigência e consequência de diferentes esforços cotidianos num dado setor de mercado.  

No momento que um profissional decide mudar, ele está se preparando para o futuro, afinal, nenhum comércio/empresa deve pensar somente no agora, é claro que o hoje é importante para a evolução do seu mercado, mas as suas estratégias devem estar mirando um alvo que vai além deste ano, mas sim para os próximos, o que você quer no futuro dita suas atitudes do presente – pense nisto!

As empresas visionárias ganham força quando se preparam para o futuro, justamente porque os seus clientes notam com facilidade o compromisso de futuro, o famoso vínculo duradouro com os consumidores, sendo que este, pode estar desde um garantia de cinco anos em um produto, ou até mesmo no atendimento personalizado mesmo após a realização da venda.

Dicas para potencializar o seu negócio

Criando uma ponte de conexão com as nossas experiências de mercado, e fazendo uma conexão com todas as experiências da Blob no mercado de negócio, e trazendo isto para a realidade da qual estamos vivenciando, vou te apresentar agora algumas dicas sobre o mercado estratégico, e o melhor de tudo, você pode aplicar muitas delas hoje mesmo.

1. Desenvolva um planejamento estratégico:

Quer você queira ou não, o planejamento é a alma de um negócio. Um bom planejamento estratégico não é somente saber o que fazer, mas sim, como fazer; e por isto, a nossa sugestão do dia é a criação de um documento descrevendo fatores como:         

  • Análise de Mercado
  • Planejamento de Marketing
  • Planejamento Operacional
  • Planejamento Financeiro

2. A clareza em suas metas é primordial:

Meu caro leitor, entenda: se você não sabe o que deseja semana que vem, o hoje não poderá ser aproveitado em nada. O mundo dos negócios é assim, são as metas que ditam o jogo, as estratégias só funcionam com metas, daí a função e definição de metas a pequeno, médio e longo prazo; isto vai possibilitar uma mensuração de resultados e com isto, alinhamentos necessários.

3. Entenda como a sua concorrência atua no setor:

A grama do vizinho não é mais verde que a sua, mas não custa nada ver que tipo de fortificante ela usa para deixa-la com um aspecto tão positivo, certo?

Conheça a fundo quem são os teus concorrentes, entendendo que tipo de setor ele atua e como desenvolve sua rotina de divulgação e de que forma inovam.

Lembre-se: ele não é o seu inimigo e você não deve copia-lo, mas criar um mapeamento para entender o setor como um todo e a partir disto, desenvolver as suas estratégias, combinado?

4. Desvende como negociar com os fornecedores:

Para que exista um equilíbrio como um todo no negócio, a negociação é um dos fatores essenciais, isto porque, é aqui que os resultados são gerados.

Quando a questão financeira de uma empresa se encontra organizada, as soluções para demais questões podem facilmente serem solucionadas.

5. Gestão de qualidade:

É muito provável que você tenha ouvido que de boas ideias o mundo está cheio, mas ideais que dão certo e convertem em retornos financeiros, são poucas.

Uma gestão de qualidade começa pelo financeiro, uma vez alinhado com todo o objetivo da empresa, os resultados serão excepcionais.

Para criar uma gestão de excelência, invista em planilhas de controle empresarial.

6. Invista em seu time de colaboradores:

Uma boa empresa prioriza o que de fato pode gerar diferença para um negócio, por isto, foque nos seus colaboradores, invista em uma equipe capacitada.

É comum que as empresas comecem com apenas um profissional que toca o negócio todo, mas se o mercado vai bem, a tendência é de crescimento, logo, é necessário a presença de novos colaboradores.

Cuide do bem-estar de seus funcionários, o ambiente interno converte nas vendas externas.

7. Busque compreender melhor os seus clientes:

Todo mundo tem a tendência a acreditar que entendem do que o cliente precisa, mas não é bem assim, entender a mente do consumidor é algo complexo e demanda tempo, por isto, aproveite que estamos em tempos de quarentena e realize pesquisas de mercado online.

Como boa parte das pessoas estão em casa, os resultados serão valiosos para compreender melhor como todos estão lidando com isto, e quais os próximos passos que seu negócio deve tomar.

Entenda, para você vender, é necessário saber para quem, por isto, trace um perfil de consumidor/público-alvo e estude como persuadi-lo.

8. Networking

Se você praticar tudo que estamos te listando, você provavelmente já vai ter dominado ainda mais o seu negócio, por isto, não fique somente preso nele.

Amplie os seus conhecimentos através de networking, até mesmo porque, com isto, você cria vínculos expansivos com parcerias empreendedoras.

9. Tecnologia é a base da atualização empresarial

Saiba que se você é uma daquelas empresariais ultra tradicionais, você já tem um lugar guardado na lembrança de passado do consumidor, não me leve a mal, mas está é a realidade para empresas que não alteram a forma de atuar no mercado.

Lembra do nosso conteúdo da semana passada? O tradicional precisa estar apenas na qualidade, atualize-se porque faz bem para a mente, atualize-se porque o seu consumidor espera isto de você.

10. Harmonização na rotina de trabalho

Poxa, eu te apresentei tantos conteúdos sobre como ser proativo no trabalho e inovador que acabei deixando por último o mais importante: criar um tempo de qualidade para você.

Sim, todos nós sabemos disto, mas poucos executam, por isto os índices de estresse estão tão altos, por mais que amamos atuar num dado mercado, a vida não é só trabalho, então vamos fazer um combinado?

Nós aqui da Blob vamos continuar gerando bons conteúdos para potencializar o seu negócio, desde que você tire algum dia para relaxar e curtir a família, ou sua própria companhia.

O que você fez enquanto o mercado foi evoluindo?

Sabe, existem dias que acabamos ficando mais nostálgicos e nos recordando de situações do passado. Imagine a evolução que o celular obteve de 10 anos para cá, os automóveis, se você já possui mais de trinta anos, pense em como você trabalhava quando tinha vinte e atualize para os dias de hoje, a diferença é nítida.

Isto, somente foi possível com a evolução digital, vamos pensar financeiramente falando; segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2010 a economia brasileira cresceu 7,5%, sendo que este, foi o maior crescimento em 24 anos, desde 1986 – período em que alta também foi 7,5% (este crescimento é medido pelo Produto Interno Bruto – PIB, realizando uma somatória de todas as riquezas produzidas no país, sendo que neste ano, o total foi de R$ 3,675 trilhões de reais, e o PIB per capita constatou R$ 19.016 reais.

Neste mesmo período, o setor que mais cresceu comparado ao ano anterior foi a indústria, com 10,1%, seguido da agropecuária com 6,5% e por fim, serviços com 5,4% de expansão econômica.

Sem dúvida, o ano de 2010 foi promissor para o país, mas qual a conexão da economia de 2010 para com a de agora?

Analisando todos os fatores do país em 2020, é nítido que os números não serão tão positivos quanto de 10 anos atrás, afinal, estamos enfrentando uma pandemia e a quebra da economia sobre os mais diversos setores, correto?

O nosso objetivo é te alarmar, afinal o que você fez de 2010 para 2020? O seu negócio já estava presente no setor ou surgir neste intervalo de 10 anos? O grande questionamento gira em torno das atitudes empreendedoras que você teve ao longo desta década?

É bem provável que você esteja pensando: qual será a conexão de um ano tão promissor, com um ano tão desafiador para o empreendedorismo brasileiro, mas a resposta é bem simples, afinal, em 2010 os recursos de inovar existiam, porém não estavam tão acessíveis para todos, era algo limitado, que estava começando, e hoje, você tem acesso aos mais diversos conteúdos estratégicos no alcance de sua mão, deu para entender a diferença?

É a facilidade de coletar novas informações, e como você pode converter isto de forma estratégica para o seu negócio ou empresa que atua.

Cases de sucesso inspiram e motivam os empreendedores

O que te motiva e inspira ir além? A motivação varia de pessoa a pessoa, mas é sempre bom ver cases de sucesso para nos inspirarmos a seguir a diante, não importa o ramo de atuação, tão pouco a representatividade de determinada empresa no dado mercado, mas sim, a certeza de que a excelência está perambulando por ai, esperando que alguém a deseje conquistar de forma única, com muito empenho e dedicação.

Os cases de sucesso são muitos durante este período, afinal, mesmo com o novo normal ao qual ainda estamos nos adaptando, as empresas precisam continuar encontrando métodos de seguir firme na lembrança do consumidor.

Quando você leu a expressão “cases de sucesso” é bem provável que pensou em populares empresas de todo o mundo, que deram um jeito de mesmo com o distanciamento social, se aproximar ainda mais de seus clientes, mesmo que de forma online.

Nós também conseguimos facilmente listar uma gama de empresas potentes que de certa forma, ajustaram o formato de atuação para a nova realidade do mundo, afinal, como uma rede de fastfood conhecida em todos os continentes consegue vender o conceito de diversão, proximidade e tempo de qualidade nas refeições rápidas, sem que para isto alguém precise sair de casa? É simples, prático, e totalmente estratégico: reforçando a praticidade do Drive Thru, além disso, quem disse que só é possível se divertir saindo? O prazer em consumir um saboroso lanche pode estar assistindo aquele filme durante uma terça-feira à noite.

Todavia, se você acha que somente grandes empresas conquistam cases de sucesso, sinto lhe informar, mas você está equivocado, a readaptação está desde a empresa mais famosa do mundo no ramo de celulares, e até mesmo na sua vizinha, que possuía uma pequena empresa de vestuário, e agora, passou a inovar fazendo entregas por motoboy, porque pesquisou no Google e descobriu que entregas assim estão em alta e evitam que um negócio quebre.

Nós da Blob, também realizamos novas adequações em nossa rotina de trabalho, e pensando sempre na satisfação de nossos clientes, projetamos um benefício extra aos mesmos, assim, eles continuam cada vez mais notórios na busca orgânica do Google.

Entenda que é no detalhe que você ganha a confiança de um consumidor.

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