1EP. Jornada Planejamento para 2021: O que é planejar no mundo dos negócios

O mês de novembro começa como uma nova oportunidade para você, que está em busca de uma transformação para o seu negócio.

Quando se pensa em planejamento, qual a primeira palavra que se estabelece na sua mente? É bem provável que organização seja uma das principais, e de fato, o ato de planejar está totalmente conectado com a função de organizar melhor tal rotina de funções pessoais e comerciais – afinal, não se engane, quem se organiza em casa, se organiza melhor ainda no ambiente de trabalho.

Todavia, o foco de hoje como você já pode notar no enunciado, gira em torno de o que é planejar no mundo dos negócios, e com isto, vamos entender o que fazer para projetar um conceito estruturado para 2021, afinal, ele já está começando a aparecer em um horizonte bem próximo de todos nós.

Um dos principais passos no planejamento é compreender qual o próximo item a ser concluído, e caso aconteça algo que fuja do prumo, o que fazer para criar uma forma positiva em toda a situação.

Aqui na Blob não temos bola de cristal, mas podemos presumir que sua dúvida é porque falar de planejamento para 2021 em novembro e não dezembro? Ora justamente porque o ato de organizar sua vida profissional demanda tempo, logo se nós viessem com está jornada em dezembro, de que forma você e todo o seu time iriam se programar para colocar em prática em janeiro de 2021 em meio a correria tradicional de fim de ano?

Dito isto, seja muito bem vindo a Jornada Planejamento para 2021 da Blob.

Tempo: aliado intangível para os empreendedores

Durante a nossa vida temos a sensação de que possuíamos o pleno controle sob o tempo, que somos nós que cuidamos do mesmo, mas quando algo acontece que foge totalmente do esperado, temos a certeza que é o tempo que nos conduz, ele dita as regras, mas se você soube ler nas entrelinhas, sem dúvida vai criar um contrato vitalício no famoso tempo de qualidade.

No momento em que você pega um objeto de trabalho que vai te guiar para toda a rotina profissional, você tem algo tangível, ou seja, você é plenamente capaz de pegá-lo e fazer o que bem entender com ele, certo?

Entretanto, quando se fala em tempo a situação é outra. É fato que uma pessoa possui controle do que fazer com o seu tempo/período de trabalho, e justamente por isto que muitos profissionais pecam diariamente em suas funções.

Se voltarmos alguns parágrafos acima, notaremos que o título cita o tempo como um aliado intangível para os empreendedores, e sabe o motivo desta afirmação?

Certa vez, uma pessoa muito sábia e saudosa disse que o tempo tendo a passar de qualquer forma, ou seja, independente do que você esteja fazendo, o relógio não vai parar de rodar, chegaram as novas estações e no fim, você verá quais os frutos do seu esforço de trabalho.

Quando as pessoas se dão conta disto, finalmente entendem que o tempo é de fato um aliado para os empreendedores, e por mais que você não possa o pegar na mão e conduzir os ponteiros do relógio, mas ainda assim, você tem a chance de analisar como ele funciona e com isto, se conectar a ele, e então, o tempo passa a ser um fator de grande importância para o seu negócio.

Isto tudo, muitas pessoas já sabem e aplicam na rotina de trabalho, mas é sempre bom reforçar que o tempo não volta, e por isto é tão importante pensar no futuro para que hoje você saiba como aproveitar o seu tempo, tudo é uma questão de perspectiva de o que eu quero, e o que eu preciso fazer para atingir isto.

Organização estabelece oportunidade para um negócio

Existem muitas formas de se organizar no dia a dia, e a mais convencional é um bloquinho de notas mas de nada adianta todos os tipos e metodologias organizações, se a situação e jornada como um todo não estiver clara na mente do grande direcionador, você.

Quando você se planeja, as chances de algo dar errado são reduzidas, e isto tem conexão com o fato de que ao se organizar, os eventuais imprevistos passam a ser previstos, e com isto, a solução que antes nem se quer existia, já tem até um prazo para ser aplicada, dá para entender este conceito?

O brasileiro que é conhecido por deixar tudo para última hora, vem aprendendo na garra que o planejamento deu certo, afinal, quantas pessoas que você conhece precisaram transitar quase que 100% para o digital em meio a pandemia do novo coronavírus?

A transformação digital foi totalmente acelerada, e isto reflete inteiramente na qualidade um serviço/produto prestado, porque sem tempo para executar e até mesmo se organizar, você oferta o que tem, e é aqui que muitas empresas deixam de fazer diferença na vida de seus clientes.

Hoje não queremos trazer números para você, o foco é mostrar em como o ato de ser planejar pode ser funcional e prático para o seu negócio, mas temos uma matéria que destrinchar vários aspectos sobre o COVID-19 e afetos aos negócios:

Formas de executar um bom planejamento empresarial

Apresentando todo este conteúdo reflexivo, reforçamos que o planejamento está em identificar a onde você quer chegar após um período de tempo curto, médio ou longo, e para isto, existem 3 formatos de planejamento, bem como:

  • Planejamento Operacional

Geralmente este é o modelo de planejamento para o dia a dia, são as pequenas e continuas tarefas que precisam ser executadas com rapidez e qualidade.

  • Planejamento Tático

Aqui, os profissionais tendem a pensar em soluções a prazo médio, viabilizando otimizar o serviço e obter novos resultados

  • Planejamento Estratégico

Por fim, o estratégico é um tipo de planejamento executado pelos profissionais em cargo elevados de uma instituição, e tem a missão de pensar lá a diante, com prazos que chegam de 5 a 10 anos.

De fato, existem muitas formas de planejamento, mas o que deve ser claramente fixado em sua mente é que todos os procedimentos de planejamento são bases a um negócio, fazendo um copilado harmonioso de estratégias.

Além disto, acompanhe algumas formas simples que você pode aplicar ainda hoje no seu ambiente de trabalho:

1. Estabeleça metas semanas, mensais e anuais           
2. Alinhe estratégias com todos os setores da sua empresa  
3. Faça um planejamento entendendo os riscos e os encarando de frente
4. Mensure todos os resultados obtidos 
5. Invista em técnicas inovadoras organizacionais

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