1° Episódio da Jornada Blob: Conheça o seu cenário e identifique os problemas

A identificação de um mercado é o primeiro passo para o qualificar como viável e oportuno. Seja Bem-Vindo ao 1°Episódio da Jornada 4 em 1 da Blob.

É muito comum que quando crianças, passamos a fazer uma série de perguntas aos familiares, buscando ampliar o nosso conhecimento. Com o tempo, isso vai passando e nós começamos a buscar por conta própria as soluções para as dúvidas que temos.

No gigantesco mundo dos negócios, a procura por soluções é quase que sem fim, são raros os segmentos que estão totalmente alinhados com estratégias assertivas e reúnem respostas para todas as perguntas – não me interprete mal, estas empresas existem, mas por trás de todo sucesso, existem muitos esforços e anos de tentativas.

Afinal, você já se perguntou como tudo começou? Já surgiu num dado momento, algum questionamento sobre os motivos que fazem com que tal tarefa seja executada de uma forma e não de outra? E quais os argumentos que levaram centenas de profissionais a criar e atuarem em um respectivo mercado seguindo sempre a mesma linha de raciocínio? Eu posso mudar? É arriscado? E a principal pergunta que quero te fazer: vale a pena tentar se reposicionar num setor?

Com estas perguntas, damos início a nossa primeira Jornada 4 em 1 da Blob. Ao longo do mês de agosto/2020 nós vamos juntos, descobrir todos os “porquês” por trás de uma atitude empresarial.

Entendendo as análises e métricas de um mercado

Talvez ninguém saiba de fato como os mercados e segmentos tão específicos dos quais conhecemos hoje surgiram, é claro que em muitos casos, na medida em que uma dada necessidade surgia, a mesma era suprida com uma solução, e em muitas situações, o comércio nada mais simboliza do que a troca entre duas pessoas, uma que apresenta um bem/serviço e outra que possui um valor para a aquisição do item desejado.

Entretanto, o nosso objetivo não é te ensinar como o comércio funciona, isto você já sabe, a missão do dia aqui é te apontar todas as características de muitos cenários empresariais e quem sabe te ajudar para um situação a qual você está estagnado e não sabe como percorrer para um situação mais sólida e segura.

Um dos grandes exemplos de setores que se desenvolveram em potência no Brasil é o da indústria. O mercado industrial está em grande ascensão, com destaque para a indústria de alimentos, que segundo os Indicadores Industriais da Confederação Nacional da Indústria – CNI,obteve uma elevação no faturamento de 1,5% em janeiro/2020, ao ser comparado a dezembro de 2019. Este crescimento veio para sobrepor a queda ano último bimestre de 2019.

Todavia, a indústria é apenas um de nossos exemplos, afinal com a aceleração sob a transformação digital, todos os ramos de negócios precisaram de alterar e os resultados, mesmo em meio a uma pandemia global foram positivos.

Confira os índices disponibilizados logo abaixo, e divulgados pela Associação de Comércio Eletrônico (ABBComm) que abordam o aumento no comércio eletrônico em meio ao COVID-19.

Quando você toma conhecimento de quais os mercados que mesmo em meio a pandemia do novo coronavírus continuam a encontrar meios de se destacar no segmento, fica fácil entender e começar a entender métricas e análises, certo?    

Mas antes de darmos sequência ao conteúdo, me conte em qual destes segmentos está o seu negócio? É pouco provável que em nenhum, mas se você faz parte de uma parcela de comércios que obteve queda ao longo de todo este período de quarentena, fique tranquilo, você continua a ler um conteúdo pensado em você, afinal, estamos aqui para ajudar todos os modelos de negócios.

Isto porque, se o seu objetivo é potencializar as estratégias de marketing, você primeiramente precisa regredir algumas casas do tabuleiro de sucesso empresarial, e com desta forma, entender outra vez o seu cenário, afinal, não se precipite, o mercado está sempre mudando, o formato pelo qual o consumir adquiri bem também, tudo é uma questão de perspectiva e continuas análises.

Pense no seu segmento, ciclo de vida do produto e público ideal

O cenário ao qual uma empresa pertence, são todos os aspectos que a colocam em uma posição, seguindo sempre toda a parcela de representatividade do setor no mercado.

Sendo assim, existem alguns fatores que precisar ser salientados, questionados, analisados e interpretados antes de qualquer investimento financeiro, e são eles:

É fundamental o alinhamento dos pontos citados acima, uma vez que, entendendo qual é o seu segmento de mercado, em que estágio no ciclo de vida o seu produto/serviço se encontra, a definição de um público-alvo será bem mais fácil, não é mesmo?

Quando você sabe exatamente a sua posição em um mercado, encontrar um problema passa a ser bem mais fácil do que parece, e nós sabemos o quão difícil é listar um erro do seu mercado, afinal, ele é desenvolvido com tanto carinho e zelo que é quase uma bobagem falar que o mesmo não está indo de vento em polpa, mas acredite, toda empresa pode melhorar, não importa o quão excelente a mesma já desenvolve seu produto/serviço.

A notícia é negativa para aqueles que acreditam que o mercado ao qual atuam é especifico demais, ou até mesmo já está alinhado para qualquer momento da economia e não é necessário novas atitudes que impulsionem o seu crescimento, afinal, se você acha que já está assertivo ao setor, você será o próximo a fechar as portas, assim como os mais de 710 mil empresas que enceraram o CNPJ em 2020.

O que nós queremos deixar claro para você é que o seu produto pode sim ser o melhor do mercado, os seus colaboradores são impecáveis e seus formatos de atuação são de fato valiosos, mas a qualidade não é o bastante hoje, os consumidores estão exigentes e a sua empresa precisa estar em sinergia com a demanda de mercado.

O tradicionalismo precisa estar visível somente na qualidade do seu negócio

Neste momento você deve estar se perguntando o que nós da Blob, temos contra empresas tradicionais, e a resposta é bem simples: nada!

O tradicional é de fato muito apreciado por centenas de consumidores, mas o pensamento do consumidor muda, e temos certeza de que boa parte dos seus clientes já percorreram para um novo formato de empresa, buscando algo inovador e diferente.

Ser tradicional não é o problema, estar engessado é que é! Esta transição do convencional para o digital é necessária para a prosperidade de um negócio, é comum que muitas pessoas não gostem de mudanças, mas tenho certeza que o que mais desagrada um profissional é ver o seu negócio indo ladeira abaixo por falta de novas ideias.

Pense que hoje existem muitos profissionais que desejam inovar no seu mercado, com ideias visionárias e propostas de valor, mas ao mesmo tempo, se sentem presos em um mercado envelhecido e quase engolido pelas novas tendências de mercado.

Caso você seja uma empresa ultra tradicional, entenda: o mercado vai mudar, você gostando ou não, o tecnológico e digital está chegando de jatinho, e se você não se preparar para isto, tenho certeza que em breve repensará as suas atitudes de acordo com a nova demanda de mercado.

Sinta-se à vontade para escolher a que preferir, mas lembre-se, toda escolha tem uma consequência.

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